Leitura do Rosto
Saiba mais a respeito dos traços de seu rosto.

Leitura do Rosto






Seu rosto fala por você,
Saiba mais!

Fisiognomonia

Galeria de Fotos

Podcast

Área do Usuário

Eventos & Palestras

A Grafologia e o Amor

Vida Saudável

Vida Saudável

Nosso Livro

Pensamento do Dia ( TWITTER)

Medo e Ansiedade, Emoções que nos Aprisionam
Artigos - Jornal Votura Indaiatuba
Escrito por Arnaldo Correa Junior   
Medo e ansiedade são reações semelhantes, porém diferentes. O medo se manifesta, ou aparece, quando vivemos um risco real e a ansiedade ocorre sem a presença de um risco real, ou seja, surge a partir daquilo que passo a pensar que pode acontecer comigo.
A ansiedade provoca uma sensação desproporcional, exagerada, daquilo que estou vivendo. Se  tenho que andar por uma rua deserta à noite isto gera medo. Trata-se de algo real. Neste caso, a sensação de perigo é verdadeira e geralmente provoca um medo proporcional ao perigo que posso correr.

Quando uma pessoa passa por algum problema de saúde demonstra medo de experimentar dor, sofrimento ou até mesmo a morte. Este é um exemplo de medo. O medo é real. Mas quando uma pessoa que contrai um resfriado ou tem uma enxaqueca teme que possa ser algo mais grave, chegando até mesmo a pensar que corre risco de vida, isto é ansiedade.

Tanto o medo quanto a ansiedade provocam muita tensão e desgaste e é comum que sejam acompanhados de sensações físicas como: tremores, transpiração, alteração do batimento cardíaco, dores de estômago, de cabeça e muitas outras. Portanto, enquanto o medo tem como base algo concreto, a ansiedade não se prende a uma situação real e também não está ligada ao tempo atual. É, na verdade, uma reação desenvolvida por nós para encararmos possíveis situações de risco.

Existe uma frase, um pensamento, que diz que pelo menos a metade das nossas preocupações e dos nossos problemas são criados por nós mesmos e não pela vida. Uma outra frase, atribuída ao que um escritor disse há muito tempo, diz que durante a sua vida ele passou por muitos problemas, mas, na verdade, a maior parte deles nunca existiu, ou seja, foram criados a partir da ansiedade.

Pense nisso!

Arnaldo Correa Junior é psicólogo e apresentador do Programa “Com Você”, pela Radio Jornal Indaiatuba, aos sábados das 11 às 13h.