Leitura do Rosto
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Dicas para melhorarmos nossa alimentacao
Artigos - Vida Saudável
Realize pelo menos 4 refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar);
  • Controle a quantidade de sal e elimine temperos prontos ao preparar os alimentos, use e abuse dos temperos naturais, como salsa, cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, coentro, limão, hortelã, etc. que podem ser usados à vontade e são muito saborosos;
  • Prepare os alimentos utilizando pouco óleo e dê preferência aos vegetais;
  • Evite o consumo excessivo de café. No máximo três xícaras pequenas por dia;
  • Acrescente à sua alimentação alimentos ricos em fibras, como aveia, trigo integral, farelo de trigo, feijão, lentilha, frutas, verduras e legumes, pois, além de auxiliarem no funcionamento intestinal, ajudam a reduzir o colesterol;
  • Modifique o consumo e as receitas contendo alimentos ricos em colesterol e em gordura saturada pelos alimentos com menos gordura;
  • Procure controlar o consumo de frituras, embutidos, enlatados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, açúcares e doces;
  • Mastigue bem os alimentos. Procure variar o cardápio para evitar a monotonia. Teste novas receitas com os alimentos disponíveis da época;
  • Faça alguma atividade que lhe dê prazer, que, junto à alimentação adequada, também ajuda na prevenção de doenças do coração, pressão alta, obesidade, etc;
  • Durma aproximadamente 8 horas por dia. Não deite logo após as refeições e não acorde para beliscar de madrugada;
  • Não tente fazer nenhuma dieta específica ou radical, pois não conseguirá seguir e depois recuperará mais que o peso perdido.

Em caso de dúvida, procure um nutricionista.